Ballet Clássico B.ballet Curriculum
A Dança Clássica é o principal pilar da dança, através da prática desta modalidade os seus alunos adquirem técnica, postura, alongamento, força, flexibilidade, coordenação e musicalidade, transversais as várias áreas da dança. A partir dos 3 anos de idades, as crianças têm o seu primeiro contacto com a dança através das aulas de ballet, onde a disciplina e a criatividade convivem com a diversão, a magia e a fantasia! Ao longo da idade a técnica de dança clássica vai sendo introduzida com rigor, disciplina e diversão, evoluindo do básico as pontas. As aulas são lecionadas pela prof Neuza Neves, e estruturas com base no método desenvolvido pela Royal Academy of Dancing, Miss Barbara Fewster, Cecchetti, Imperial Classical Ballet e Vaganova.
Idades: a partir dos 3 anos
Ballet Adultos B.ballet Curriculum
Como nunca é tarde para aprender, nestas aulas pretende-se trabalhar o corpo e a mente através da dança. Desenvolvendo a resistência, força, flexibilidade, coordenação, postura e musicalidade. Nestas aulas, são abordadas diferentes modalidades, desde a dança clássica, barra de chão à dança contemporânea, desenvolvendo o trabalho físico do corpo e o potenciando o gosto por esta arte que é a dança.
Idades: a partir dos 18 anos
Dança Criativa B.ballet Curriculum
A dança criativa é uma atividade espontânea, livre e natural, que pretende estimular a criatividade e a imaginação. A sua finalidade reside na expressão das emoções e sentimentos. As aulas são um espaço aberto à descoberta do próprio corpo, do seu movimento e das suas capacidades interpretativas, expressivas e criativas. Os alunos têm assim oportunidade de conhecerem o seu corpo, o espaço e aprenderem a relacionar-se com o meio e os colegas. Os movimentos são improvisados, criados segundo a estética interior de quem dança, é inteiramente livre e pessoal, abordando ao mesmo tempo as componentes do movimento segundo Rudolf Laban.
Idades: a partir dos 3 anos
Dança Moderna B.ballet Curriculum
A dança Moderna, surge da rutura com a dança clássica, deixa-se as sapatilhas de pontas e passa-se a dançar descalço. Pretendia-se uma libertação do corpo e mente, Isadora Duncan foi a primeira a sair e dançar para a rua. Vários coreógrafos iniciaram esta exploração, criando e estilizando a técnica de dança moderna, o chão passa a ser parte fundamental para a dança, passa-se a dançar com o tronco, aparece o conceito de contração e espiral. Quando se fala então em dança moderna, fala-se em alguns coreógrafos tais como Martha Graham, Jose Limon, Merce Cunningham.
Idades: a partir dos 9 anos
Dança Teatro B.ballet Curriculum
O conceito de dança-teatro surgiu na Alemanha e pode-se dizer que têm como seu principal expoente a coreografa Pina Baush. Na Dança Teatro os bailarinos representam uma personagem, e para além de o corpo ajudar a contar uma história, ele próprio possui uma história. O teatro tem a sua essência na linguagem verbal. A dança tem sua essência no corpo humano. Ele é o seu principal instrumento de expressão. A dança-teatro unifica esses dois elementos. O corpo é texto dos dançarinos-actores. O pilar fundamental da dança-teatro é unir a dança e o teatro pelo seu ponto mais confluente para daí surja um espectáculo.
Idades: a partir dos 9 anos
Barra de Chão B.ballet Curriculum
A Barra de chão consiste numa adaptação dos exercícios da dança clássica para o chão. Tem como principal objectivo trabalhar a força e flexibilidade, ao mesmo tempo que corrige a postura, melhora o equilíbrio, potencia o alongamento e o controlo dos músculos, prevenindo lesões. As aulas de barra de chão podem ser praticadas por qualquer pessoa de qualquer faixa etária, e tornam-se um complemento essencial para bailarinos, proporcionando uma óptima condição física, uma postura alongada e um corpo tonificado.
Idades: a partir dos 6 anos
Dança Contemporânea B.ballet Curriculum
A Dança Contemporânea é mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma colecção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. Dá-se um foco especial à relação do corpo com a mente, onde os bailarinos são encorajados a explorar as suas emoções, através do movimento. Existe uma grande interacção com o chão, quedas, equilíbrio, dinâmicas, impulso e improvisação. Uma disciplina que propõe uma investigação a nós mesmos através do corpo e que nos convida a descobrir movimentos que expressam as nossas emoções, ideias e conceitos.
Idades: a partir dos 9 anos
Composição Coreográfica B.ballet Curriculum
Quando se fala em composição coreográfica, fala-se em criar coreografias, pequenas peças de dança, baseadas em estímulos, conceitos ou ideias. Estas podem ser criadas pelo professor ou pelos alunos, orientadas pelo docente, dando assim, espaço ao desenvolvimento da criatividade, imaginação e estruturação de ideias. Individualmente ou em grupo, os alunos têm oportunidade de improvisar, explorar o seu movimento, seleccionar e criar uma sequência, desenvolvendo o espírito crítico e de análise.
Idades: a partir dos 6 anos
Contacto +351 915 433 432 E-mail geral@bballet.pt Locais Fátima Batalha
Escola Certificada
Copyright B.ballet 2022